domingo, 19 de junho de 2016

O Vale do Rio São Francisco - Velho Chico, por Gilberto Barbosa Filho

Vale do Rio São Francisco – Velho Chico


Trabalho inserido no Projeto de Meio Ambiente da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição. Na oportunidade, os alunos do 8º ano C apresentaram os resultados das pesquisas de campo e bibliográfica sobre o Rio São Francisco. Os resultados obtidos nas pesquisas foram expostos hoje, dia 18/06, durante a culminância do referido projeto.

Etapa 1: Pesquisa bibliográfica: explanação do assunto aos alunos.
Etapa 2: Aula de campo. Na pesquisa de campo, os alunos da referida turma, acompanhados do professor Gilberto Barbosa Filho e do guia Fábio Moura, ator da novela Velho Chico, visitaram o Museu de Arqueologia de Xingó (Max), a Hidrelétrica de Xingó, o Museu do Sertão, o Mercado do Artesanato e ainda fizeram um belo passeio panorâmico de catamarã no Rio São Francisco.
Etapa 3: Ensaios e apresentação do seminário sobre o Rio São Francisco.

Objetivo da aula/pesquisa de campo: conhecer in loco a região de Piranhas e Xingó, os problemas enfrentados pela população ribeirinha em relação à seca e a diminuição dos níveis de água em consequência desta; o uso da água pela usina para a sua transformação em energia; conhecimento sobre a história local e do cangaço; fomentar no aluno a necessidade do uso correto da água, sem desperdício, a fim de garantir o seu uso às gerações atual e futura.

Alunos/Palestrantes: Carlos José Felix, Cryslane da Silva Santos, Dayane da Rocha Silva, Henrique Tojal Silva, Maiane Cristina Ferreira Rodrigues, Kennyd Raphael Vitor Santos, Danielle Barbosa da Silva, Andresa de Oliveira, Camylla Perminio da Silva, Jamile Ferreira, Laís dos Santos, Lívia Honorato Lima, Raquel Perminio da Rocha e Suylene dos Santos.

Matéria do Site da Prefeitura sobre a viagem:

"A matéria de história muitas vezes não é muito valorizada porque as pessoas não têm muito interesse em rebuscar o seu passado, mas aos poucos a gente está tentando plantar essa sementinha. Além de despertar a importância de se buscar os acontecimentos históricos, ela tem o papel de fomentar nos alunos um ser cidadão, de participação e de envolvimento, crítico, reflexivo, sabedor dos seus diretos e deveres na sociedade. A história não envolve apenas temas do passado, história também estuda o presente. É importante conhecer a nossa história para nos tornarmos esses seres participativos na sociedade."


* Gilberto Barbosa Filho é Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro de Anadia.





















































Postar um comentário