terça-feira, 3 de março de 2015

Projeto ÁGUA




Atendendo pedidos... lembrancinha fofa para trabalhar dia da água: gotinhas de água feitas em eva. Esta sugestão aqui, no copo descartável, é perfeita para servir água para as crianças, enquanto aproveita para debater o assunto.

Nesta, as crianças levam pra casa as gotinhas com um cartão, falando da importância da água para nós.
 Se a ideia é sua pode reclamar os créditos... rs

Posted: 02 Mar 2015 12:46 PM PST
Oi gente!!!

Pra quem quer fazer uma lembrancinha consciente para o dia da água e ainda quer agradar as crianças com guloseimas esta é a dica perfeita. Além de tudo isto, esta dica ainda é econômica e fácil de fazer, vamos precisar somente de pacotes de papel ou EVA para fazer as gotinhas e algodão para a nuvem.

DICA: Que tal colcocar marshmallows brancos (corte os marshmallows em forma de gotinhas, com tesoura desinfetada) no saquinho em vez das guloseimas tradicionais? Vai ficar uma delícia!!!
Lembrancinha para o dia da água
Como que faz?
Compre pacotes de papel pardo (geralmente eles são um pouco finos e não ficam firmes. Eu coloco um saquinho dentro do outro e retângulo ou base de papelão ou papel cartão no fundo). Corte os moldes das gotinhas em papel ou eva azul, escolha dois tons para ficar ainda mais bonito. Agora cole as gotinhas no saquinho, com um barbante em casa uma delas. Depois disto recorte a nuvem em papel e cole algodão nela. Coloque as guloseimas no saquinho, dobre a boca, e cole a nuvem dando o fechamento.

DICA: você pode fazer as gotinhas de feltro em vez de papel ou eva. Sugerimos o papel para a confecção da lembrancinha por ser reciclável.


Posted: 02 Mar 2015 12:45 PM PST
Oi gente!

Postei este projeto para vocês trabalharem no Dia Mundial da Água, dia 22 de março. O projeto contém atividades, sugestões criativas, dicas, vídeos, histórias, músicas, lembrancinhas e tudo que você precisa para falar sobre o tema de forma lúdica e criativa. Confira!
Projeto ÁGUA para Educação Infantil
Objetivos
  • Valorizar a água como fonte de vida.
  • Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
  • Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente. 
  • Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza. 
  • Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente. 
  • Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde. 
  • Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades. 
  • Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
Objetivos específicos
  • Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
  • Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
  • Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).
Metodologia
Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".

Desenvolvimento
Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.

Atividades - Música
1° Dia - Iniciar a aula com a música: Chuá, Chuágua (baixe aqui), em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula. Outra música sugerida é Ratinho tomando banho (baixe aqui), veja o vídeo abaixo... falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.

Vídeo
Exibir o vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água...
Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.

História 
Contar a história 'A gotinha Plim Plim' e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula.  Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula.
1   - A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 - Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 - Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 - Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 - Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 - No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.
História e Arte - A gotinha viajante
Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.

 Recursos didáticos
  • Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.
Lembrancinhas e decoração
Construir com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água. Realizar oficinas para a confecção de lembrancinhas para o projeto e decoração da sala. A sala pode ser decorada com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto. Você pode também confeccionar móbiles sobre o ciclo da água. Lembrancinhas podem ser feitas com gotinhas de EVA ou papel coladas no copo descartável com água. A água será tomada na sala de aula enquanto se fala sobre a importância da mesma.

Avaliação
Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou?  Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.




Postar um comentário