quarta-feira, 12 de março de 2014

Atividades para o Maternal

Posted: 11 Feb 2014 04:20 PM PST
Oieee!!!

O que tem na porta da salinha??? Tem girafa, leão, burrico, baleia... nossa tem até pirata!!! Não pude resistir a tanta sugestão fofa e postei 10 dicas para você decorar a porta da sua sala, cada uma mais linda que a outra confira aí... Não perca a oportunidade de fazer arte com a turma!

Tem baleia gulosa pra sala com decoração do fundo do mar...

Tem girafinha elegante, com moldes aqui.

Tem joaninha que combina com jardim encantado...

E tem pirata! Perfeito para uma decoração cheia de aventura!

O sapinho... lindo!

E também as ideias anteriores que já tínhamos aqui, também são lindas!!!
Olha só que burrico fofo!
Aproveitem, clique para ampliar!
Posted: 11 Feb 2014 03:47 PM PST
Oieee!!!

Atendendo pedidos... lembrancinha fofa para trabalhar dia da água: gotinhas de água feitas em eva. Esta sugestão aqui, no copo descartável, é perfeita para servir água para as crianças, enquanto aproveita para debater o assunto.

Nesta, as crianças levam pra casa as gotinhas com um cartão, falando da importância da água para nós.
 Se a ideia é sua pode reclamar os créditos... rs

Posted: 11 Feb 2014 03:39 PM PST
Oi gente!!!

Trabalhar quantidade e números nem sempre é muito fácil. Algumas crianças encontram grande dificuldade para relacionar, somar, subtrair... isto é matemática!!! Pensando nisto eu vim postar uma dica que vai te ajudar muito, e facilitar o aprendizado dos alunos, e o que é melhor, super econômica já que é feita com sucata! Vamos ver?

Pra realizar esta atividade você vai precisar de caixinhas de leite encapadas e numeradas (você pode optar por pintá-las) e palitos de picolé. As caixinhas ficam coladas na parede e podem fazer parte da decoração da sala. Esta atividade é bastante concreta e objetiva e vai com certeza ajudar no desempenho de seus alunos!

DICA: Você pode pintar os palitos de picolé nas cores das caixas e aproveitar para relacionar cores, que tal?

Você gostou? Deixe um comentário pra gente saber!
Posted: 11 Feb 2014 03:01 PM PST
Oi!

Que números divertidos! Tenho certeza que a turma vai curtir fazer cada um deles, além de se divertir muito eles ainda vão aprender sobre conceitos matemáticos. Para fazer basta passar os moldes para papel ou EVA e depois fazer o acabamento com tiras, bolas e muitas caretas... tudo com muitas cores!


Fica aí a dica também para fazer novos números para sua parede!
Clique para ampliar os moldes!


Posted: 11 Feb 2014 02:52 PM PST
Oi gente!!!

Estou aqui para atender a vários pedidos de nossos leitores que nos pediram um planejamento para fabricar brinquedos a partir da reciclagem para serem usados durante todo o ano!!!

Objetivos 
- Construir um objeto tridimensional. 
- Construir brinquedos a partir da reciclagem para  a sala.
- Descobrir possibilidades na escultura. 



- Produzir formas utilizando o empapelamento e reciclagem
Conteúdos
- Escultura, artes, empapelamento 

Ano 
Pré-escola. 

Tempo estimado 
Quatro a cinco aulas de 50 minutos. 

Materiais necessários 
Sucatas de papel ou plástico variadas; jornal em tiras pequenas, cola branca, água, bacias médias, fita crepe, cola quente (opcional para uso exclusivo do professor), tinta guache, pincéis variados. 

Materiais opcionais: retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas.

Flexibilização
Para crianças com deficiência física (nos membros superiores)
O trabalho em duplas ajuda muito a criança com deficiência física nos membros superiores, mas fique atento para que o colega não faça os desenhos por ela. Disponha materiais de desenho em lugares acessíveis para a criança. Os papéis em pranchetas, para dar firmeza, e os lápis envoltos em espuma, para que a criança consiga segurá-los. Durante a montagem do projeto, estimule a criança a ajudar no empapelamento, mesmo que ela não consiga executar algumas ações de coordenação mais fina, como manipular a cola quente. Nesta etapa, você deve ajudar as crianças para evitar acidentes. Se necessário amplie o tamanho do objeto construído (para facilitar a manipulação) e o tempo de realização da atividade.

Desenvolvimento 
Conte ao grupo qual será a proposta das próximas aulas. Apresente os materiais que serão utilizados inicialmente: sucatas variadas e fita crepe. Separe os alunos em duplas, para que trabalhem juntos planejando e executando todas as etapas da construção. A cada finalização de uma etapa realize uma nova roda de procedimento, apresentando a próxima etapa. 

1ª etapa
Entregue papel e lápis para que os alunos, em duplas de trabalho, façam o planejamento em desenho do que irão construir. Quando todos terminarem, abra uma grande roda com os desenhos no centro para que cada dupla possa contar aos colegas seu projeto. 

2ª etapa
Ofereça as diferentes sucatas em uma bancada e chame a atenção dos alunos para as características das sucatas, de forma que cada dupla perceba a relação entre o projeto e os objetos que pode escolher para concretizar a ideia. Solicite que os alunos, com o projeto em mãos, separem o que irão utilizar para a construção. Cada dupla pode ter um rolo de fita crepe e o professor pode montar um lugar "seguro" com a pistola de cola quente caso alguém necessite de um auxílio mais pontual. 

3ª etapa
Coloque as produções da atividade anterior nas mesas da oficina ou sala de aula. Prepare tiras de jornal e uma bacia média contendo cola branca misturada com água em iguais proporções Em roda, apresente o procedimento de empapelar - mergulhar uma tira de jornal na mistura de cola com água e aplicar cuidadosamente sobre o objeto de sucata. Chame a atenção dos alunos para a aplicação do jornal molhado: a tira deve aderir à forma construída. Quando terminarem de empapelar os trabalhos, coloque -os sobre um plástico estendido no chão para que sequem até a próxima aula. 

4ª etapa
Ofereça tinta guache para que os alunos pintem os trabalhos realizados. Essa etapa pode ser dividida em dus aulas, em cada uma os alunos podem pintar uma face do trabalho. 

5ª etapa (opcional)
Ofereça retalhos de papéis, tecidos e canetas coloridas para que os alunos realizem detalhes e grafismos sobre a pintura. 

Finalização 
Monte uma exposição com os trabalhos prontos. Ao lado dos trabalhos você pode expôr os projetos em desenho e as fotos de todo o processo realizado pelos alunos. 

Avaliação 
Acompanhe as duplas ao londo de todo o processo: o trabalho e a organização de cada dupla. Na etapa de colagem das sucatas, reforce a importância delas ficarem firmes. Observe como estão empapelando a construção, de forma a não "ocultar" a forma inicial. Faça uma apreciação com os alunos dos resultados obtidos, chame a atenção do grupo para as formas dos trabalhos, os temas escolhidos pelas duplas e o acabamento final, identificando as diferentes escolhas. Da Nova Escola.
plano de aula para educação infantil sobre reciclagem e empapelamento
Posted: 11 Feb 2014 02:16 PM PST

Passo a passo para aprender a fazer bonecas de meia. Veja como é fácil fazer brinquedo em casa: usando apenas uma meia você faz esta linda bonequinha!

Bela dica para projetos de educação infantil sobre brinquedos reciclados.
passo a passo de boneca de meia

Vi no blog Dicas pra Mamãe esta dica para fazer brinquedos em casa para presentear as crianças sem gastar muito dinheiro. É incrível como é fácil e fica muito lindo! Vamos conferir?
passo a passo de boneca de meia
Como que faz?
Em primeiro lugar, recorte a meia como mostra a foto. Depois faça a cabecinha usando um tecido branco com enchimento de sua preferência (pode ser malha ou pedaço de meia branca). Faça os olhos com duas miçangas. Faça o enchimento do corpo. Seguindo o molde, faça 03 costuras no corpo para marcar as pernas e braços. Agora, cole a cabeça. Cole a touca, feita com a ponta da meia e arremate com lacinhos.

Que lindo resultado, amei todas!
passo a passo de boneca de meia

Não ficaram uma graça? Vejam outros modelos em que foram feitas algumas mudanças.
bonecas de meia para dia das crianças
Beijinhos e até mais!!!

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