segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ideogramas Chineses nas tatuagens

Dentre as tatuagens mais populares entre os jovens, atualmente estão os ideogramas chineses, a ideia de representar muitas coisas com um único símbolo, ou algo inexprimível nas linguagens ocidentais fascinou os amantes da tatuagem, milhares desses símbolos são tatuados todos os anos pelo mundo, muitos deles com incorreções e imperfeições que distorcem o significado real do ideograma. Pessoas que tatuam o ideograma, às vezes não tem certeza se é ou não o símbolo correto para aquilo que se tentava expressar pela tatuagem.

Os ideogramas chineses ou caracteres Han são ideogramas originários da língua chinesa e foram incorporadas pela língua japonesa, língua coreana (apenas na Coréia do Sul). Os caracteres chineses foram usados também na Coréia do Norte até 1949 e no Vietnã até o começo do século XX. Suas origens são remotas, possivelmente anteriores à dinastia Shang, no século XIII a.C., quando aparecem os primeiros registros desta escrita encontrados, e se mesclam à mitologia. Confúcio, por exemplo, faz referências à existência de escrita na China anteriormente a 2.000 a.C.
Os caracteres chineses são chamados de hànzì em mandarim, de kanji em japonês, de hanja ou hanmun em coreano e hán tư em vietnamita.

Em chinês, cada palavra é composta de um ou mais caracteres chineses, cada caracter é lido como uma sílaba. No japonês cada caracter chinês pode ser lido de diversas maneiras.
As línguas japonesa, coreana e vietnamita não são linguisticamente muito próximas a língua chinesa, por isso foram feitas adaptações quanto a forma de usar os caracteres. O significado dos caracteres chineses podem inclusive variar em diferentes línguas. Um exemplo é o caso dos ideogramas que representam "papel higiênico" em chinês que significam "carta" em japonês.
Existem dicionários de chinês, como o Zhonghua Zihai, que listam até 80 mil caracteres, porém esse número é exagerado pela inclusão de variantes raramente usadas e caracteres obscuros. Outros dicionários como o Kangxi listam cerca de 40.000 caracteres.

 

Nenhum comentário: