quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pedagogia de Projetos, o que ???

Muita gente escreve pra mim perguntando o que é um projeto, como fazer. Então, pesquisei algo bem legal. Professores, um abraço!

O Que é Pedagogia de Projetos?
O que são projetos?
São inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de
projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as
atividades profissionais.
Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões,
valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de
solidariedade e aprendizado constante são algumas das características
incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que
trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade
e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis
hierárquicos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se
tornando realidade.
Entendendo a idéia de projeto...
A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação
profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há
algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Qual das afirmações a seguir
você acha mais correta?
Projeto é intenção, pretensão, sonho:
Projeto é doutrina, filosofia, diretriz:
diferente”
Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço:
são projetos muito semelhantes”
Projeto é esboço ou proposta:
projeto de lei ao Congresso”.
“Meu projeto é comprar uma casa”.“Meu projeto de país é muito.“Estes dois carros.“Todos têm o direito de apresentar um
Definição do problema
definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a
solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do
projeto. Uma vez decidida a realização de um projeto, deve-se discutir
exaustivamente como o problema pode ser resolvido e as características do
resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. Sempre
que possível, o próprio título do projeto deve indicar as características do
resultado final. Por exemplo:
funcionamento da cantina escolar.
essas discussões e definições, mais difícil se torna a implementação do
projeto.
. Projetos bem sucedidos, de forma geral, sãoreforma, instalação e colocação emQuanto mais tarde se deixa para realizar
Envolvimento da equipe.
equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos
bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade: “Este é o nosso
projeto, o problema que temos de resolver”.
Quanto mais o projeto representa um desafio para a
Planejamento
estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem grande liberdade para
executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso aumenta se durante a
sua implementação houver um
elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o bom
andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos. Outro fator que
contribui com o sucesso de um projeto é procurar
possam surgir em sua implantação e, com a antecedência necessária,
preparar-se para resolvê-los, caso eles realmente aconteçam. Existem projetos
que necessitam de recursos financeiros para sua implementação. Nesses
casos, é preciso haver um bom
considerando-se quanto se vai gastar e de onde sairá o dinheiro. A existência
de um
projeto seja bem implementado e atinja a meta definida. A definição da função
de coordenador e sua importância para um projeto encontram-se no item a
seguir.
(Final do trecho adaptado do texto
da Escola
Ensino de São Paulo. Disponível na íntegra:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page325.htm)
. Projetos bem sucedidos são muito bem planejados. Uma vezcronograma de providências e resultados bemprever problemas queplanejamento dos custos do projeto,coordenador é também uma providência necessária para que umGestão de projetos, presente no livro Gestão, do Programa de Melhoria do Desempenho da Rede Municipal de

Nenhum comentário: