domingo, 1 de agosto de 2010

Criança pode apanhar?


Gente, que coisa é essa de dizer e até ser lei não poder dar palmadas em filhos? Apanhar causa traumas? Acho exagero...sério!! Lembro-me que com 9 anos, arrombei a janela e fui brincar de "cozinhado" com minhas amigas. Quando minha mãe chegou do trabalho e a empregada falou que eu havia fugido...ela pegou galhos de goiabeira e foi atrás de mim...levei um safanão daqueles e fiquei com as pernas cheias de arranhões dos galhos.
Como me senti? "foi bem feito...fugi...preocupei minha mãe...", Traumas? nenhum!
As pessoas estão confundindo "correção" com espancamento, isso sim. Espancar? Humilhar? Isso não. Mas, palmadas, falar firme, colocar de castigo...sempre é bom! Os jovens de hoje se "acham" com TODOS os direitos, só faltam dizer aos pais "se me tocar, chamo os direitos humanos". No meu tempo de criança, meu pai olhava pra mim e já sabia que havia feito algo de errado, não precisava gritar e nem espancar, não. Mas, palmadas? sim!
Já pensou se as gerações mais antigas, nascidos de 1900 a 1960 ficassem traumatizados pelas palmadas, castigos, e outras coisas que inventavam pra  colocar os filhos no "seu lugar"? Não haveria um bom da cabeça, todos revoltados com os pais, drogados e pagando uma grana preta de psicólogo.
Bem, aqui não há apologia  ao espancamento, mas sim, a uma boa conversa, correção de conduta, com palmadas, sim!  

13 comentários:

Valdeck Almeida de Jesus disse...

Olá, querida...

Também concordo com você que uma coisa é correção, educação e outra é espancamento, humilhação.

Recebi muitas correções de minha mãe e de meu pai e não fiquei traumatizado. Pelo contrário, agradeço a firmeza com que me educaram.

Abração e boa sorte.

O blog tá bem legal.

Valdeck Almeida de Jesus
Escritor, Poeta e Jornalista
www.galinhapulando.com

miguel disse...

Simone, lindas fotos e texto oportuníssimo, levei muitas "lambadas" de minha mãe, não espancamento, e hj agradeço muito pelas correções recebidas. Ela não mais existe, porém sempre a amei e também a meu pai, que sempre foi meu conselheiro.
Bj...e continue com suas matérias maravilhosas.
miguel.

pedro disse...

estive aqui.. pedro henrique 1ºano

Anonymous disse...

Gostei do bloog professora, tem muitas coisas interessantes . Cássia Oliveira 2° ano .

Laura disse...

Professora ..
adorei o seu blog , eu estive aqui
Laura 1º ano

Laura disse...

Professora ..
adorei o seu blog , eu estive aqui
Laura 1º ano

Ygor disse...

estive aqui , Ygor R. 1° ano

Milena p. disse...

Estive akê...
Adoreeii :D
. MILENA PIMENTEL 1ºano

carmem julia disse...

estive aqui prof.
carmem julia 1°ano...

Anonymous disse...

professora passei por aqui.
Kécia, 1ºano Médio ( Irmã Dulce )
Beeijô !

Jânio Silva disse...

estive aqui;
Jânio Silva;
2°ano médio

Al-Meida disse...

Lindinha,

Não sei se vc lembra, trabalho com adolescentes em conflito com a Lei,em regime de internação, e aqui no Rio de Janeiro "os menor é o bicho". Na Unidade em que trabalho é fim-de-sistema, de 17 ao 21a. Trabalho em atendimento direto, dentro da galeria, e as vezes temos que usar o Art. 125-ECA, "fazer a contenção necessária".

Vc lembra do episódio do galho de goiabeira até hoje, viu como isso te marcou?

Apanhei bastante, e não adiantou de nada e nem adiantaria. Meus filhos adultos, ambos sociólogos, NÃO APANHARAM DE FORMA ALGUMA (só quando estávamos no tatame, ai eu não dava mole, mas eles estão indo as forras hoje rsrs), foram e são melhores que eu, mais compreesivos.

Na minha humilde opinião, quando um adulto não tem palavras e/ou argumentos para convencer um jovem, há problemas: ou com o adulto, ou com o jovem, ou com o argumento ou com as palavras....

"pois quando acaba a razão, começa o bofetão"

Bjks...

Anônimo disse...

você diz isso porque nao passa oque eu passo .. apanhar das pessoas que você mais ama no mundo ,...
nunca irei bater em meu filho , por mais rebelde que ele seja , poq passo por isso hoj ...
meus pais são ultra extressados e eu tenho um irmão que eu amo demais , demasi , mas ele sempre da um jeito de se safar e me fazer como a causadora da situação a culpoa sempre em mim , e sempre termino apanhando e vendo o rosto do meus pais olhando pra mim , como se eu fosse o pior castigo deles , e olham pro meu irmão como se ele fosse um santo !
pode ate ser sindrome de irmã mais velha ou ciumes , [ asho muito dificil que seja] mas se for asho q a maneiras passificas , com uma conversa ou coisas e tal , mas aque em casa nao exist isso !
eu quero muito q esssa lei exista .. menor nao deve apanhar , de maneira alguma !
por mais que eu saiba que ninguem vai denuciar , nem eu .. pq são quem eu mais amo ... !
os pais que tiverem conciencia , talvez nao comentam esse erro !
E SIM , TRAUMATIZA !
ou pelo menos PERDE O AMOR aos poucos ...
vse passa a sentir raiva deles ...

~e ora bolas , dizer q os filham , irritam , POOOXA somos adolecentes , vse tbm ja passou por isso , nao queremos abaixar a cabeça pra ninguem , mas nunca NUNCA NUUNCA levantei a mão para bater em meus pasi .. ou voces asham que eu nunca me irritei com eles ... ?