quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Professor daquele tempo....








Claro que cada um de vocês está conseguindo ler o que escrevo, porque tiveram professores: os de casa ou de escolas particulares ou da rede pública, mas alguém se dispôs em ensiná-lo a vislumbrar a árdua tarefa de decifrar as letras, juntar as sílabas, formar palavras, entender as frases e finalmente, entender o mundo!Muito lindo, até emocionante. O que se vê é bem diferente. Os professores estão ficando doentes com falta de ar, garganta inflamada, dores de ouvido, rouquidão e o pior, de medo dos alunos.Fico pensando como era quando fazia o primário: ia de casa pra escola da D.Edith à pé, ninguém mexia conosco, era longe e o percurso, muitas mães de hoje, não se atrevem a fazê-los nem com a família inteira. Naquele tempo, levávamos uam maçã pra professora, admirávamos a estagiária, fazíamos "de graça" a lembrança do dia dos pais, das mães...Naquele tempo, a professora não gritava, nem metia régua nas crianças. Naquele tempo levávamos ovo, cenoura, batatinha, açúcar e o que precisasse pra fazer arroz doce, sopa, canja de galinha, mungunzá.Naquele tempo, quando um amiguinho morria ou ficava doente,a turma toda ia visitar a família...levar as flores do jardim de casa.Naquele tempo, existiam as salas "fortes" e as "fracas", e pude me ver na 4ª série "forte", pense na alegria!Naquele tempo, a professora escrevia no caderno um recado aos pais comparecerem à escola quando fazímaos algo de errado. O pai comparecia, repreendia a criança.Hoje, quero ser professora e fico me perguntando que tipo vou ser, como vai ser, e que alunos vou ter.
As dúvidas me enchem de entusiasmo, por ter espírito impulsivo, mas uma parte de mim sabe que talvez seja muito difícil encontrar algum aluno "daquele" tempo.
















5 comentários:

celo disse...

Olá amiga, parabéns pela riqueza do seu blog!!! Mto bom...

Simone Lessa disse...

Amei, me emocionei

1º sem História FMU disse...

Obrigado por me convidar para o blog adorei a leitura, até +

Anonymous disse...

ola amiga vc como sempre muito bem consegue descrever as coisas com paixao e nos transporta para seus escritos adorei. felicidades

lukissa Mbala Antonio "RAMADHAN" disse...

Gostei muito o trabalho ja fizeste no seu blog. E de louvar