terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Família Lessa


Nossa família traz suas origens dos imperadores de Constantinopla, donde passou para a Ilha de Córsega e nela tem senhorios. Passou depois a Espanha onde foi pessoa muito distinta. D. Matheus de Vasques Leça, Cônego da santa Igreja de Sevilha.
O brasão tem: suas armas o escudo esquartelado; o primeiro quartel de vermelho e o segundo de verde, e assim os contrários, e sobre todos eles um castelo de prata com uma águia negra de duas cabeças. Sobre a torre do meio, que só lhe aparece a metade, coroada de ouro, e junto à porta do castelo, um leão de ouro; orla de ouro com cinco escudetes de vermelho, tendo cada uma coluna de prata coroada de ouro. Timbre: Um anjo vestido de prata com um lábaro de ouro na mão esquerda e nele uma fita com esta legenda: in hoc signo victor eris, cuja tradução é: “por este sinal serás um vencedor”

A dificuldade que se tem de se saber a origem da família Leça ou Lessa, se dá por se tratar de uma origem muito remota. Tem-se o conhecimento de que ela surgiu no Império de Constantino, na poderosa Constantinopla, atual Stambul. Os Leças (ssas) estavam entre a classe dominante desse império com cargos honoríficos e de chefia, por serem pessoas instruídas e distintas. De lá essa família se espalhou pelo mundo através da Ilha de Córsega para a Espanha. Um dos mais ilustres dessa família foi o Conde D. Matheus de Vasques Leça, Cônego da santa igreja de Sevilha, Espanha. Da Espanha passou para Portugal. Um de seus membros mais ilustre já aqui no Brasil, foi o Elói Bicudo Varela Leça que foi agraciado pelo imperador do Brasil, D.Pedro II com o título de Barão da Corte Portuguesa e muitos depois dele sucessivamente ganharam outros títulos e esses ilustres ficaram conhecidos como Barões de Lessa, então foi a partir daí, que os descendentes destes barões receberam o sobrenome com a grafia modificada por causa dos títulos recebidos e também devido a registros de imigração. (veja no site: http://genealogia.netopia.pt/titul.php? id=13934), isso explica o maior número dessa família no Brasil ser escrita com duplo “S”, contudo, apesar de em menor número, os Leças com “ç” são descendentes diretos daqueles ilustres cidadãos espanhóis que também contribuíram para a colonização (embora em menor número) do Brasil.
Isto significa que não importa a forma de como se escreva o sobrenome, seja Leça ou Lessa, o relevante nisso é que tem a mesma origem. É uma família conhecida no Mundo inteiro, onde pontes, ruas, avenidas, rios (rio Leça em Portugal) vilarejos receberam esse nome. Tem-se notícias de membros dessa famílias em várias partes do mundo.

Agradeço imensamente a pesquisa do Professor Rubens Lessa

15 comentários:

Rafael Lessa disse...

Meu nome é Rafael Lessa, adorei saber mais um pouco sobre o meu sobrenome!!!

Anonymous disse...

Olá meu nome é Deise Lessa,gostei de saber um pouco mais sobre a origem desse sobrenome,tenho parentes em Maceio,meu avô chama-se José Lessa mora em tabuleiro dos martins,e eu moro em São Paulo um grande abraço.

Anonymous disse...

há meu endereço no orkut é deiseless@yahoo.com.br

Marcao - U.T.P. - disse...

Ola meu nome é Marcos A. Lessa
achei muito interessante e de grande valia a postagem sobre a familia Lessa.
A pesquisa entendo como sendo muito valiosa pois a tempos me indagavam da origem da familia e tinha minhas duvidas, agora esclarecidas.
Um forte abraço
Marcos A. Lessa

JJ Lessa disse...

Ola simone gostei muito de saber que tem aluem em maceio fazendo estudos sobre os Lessas.
Meu nome é Joanna Lessa de M. Tenório meu lessa vem da minha avó materna ela é de coruripe. tenho muita interesse em conhecer minhas origens. sou de maceió.

Marilene lessa disse...

Olá, sou Marilene Lessa de Toledo PR.
Esse Sobrenome vem do meu pai Eleuterio Kerpers Lessa, Meu avô Joao Mariscote Lessa.
E Gostaria de Saber Um Pouco Mais Sobre A Historia da Família Lessa no Brasil.
Obrigado!!

Anonymous disse...

OI TODOS, MEU NOME É CARLOS ANTONIO L. LESSA, E MEU "LESSA" VEM DE MEUS AVÓS DE ALAGOAS...ALGUÉM AQUI TEM CONHECIMENTO DE MANOEL CHAGAS LESSA?

Anonymous disse...

AGRADEÇO AS INFORMAÇÕES !!! CARLOS A.L.LESSA em callceb@ig.com.br. Abraços!

Anonymous disse...

Olá, moro na cidade de Paranaguá-Pr. Meus antepassados vem do nome Januário Antonio Lessa da cidade do Porto.Como faço para conseguir algum documento que comprove a existência dele, na verdade até temos,mas não conseguimos localizar a certidão de óbito do mesmo.

ELISANGELA LESSA disse...

olá,meu nome é Elisangela lessa, hoje estou muito feliz po saber que o meu tataravò veio de lessa da palmeira EM PORTUGAL (joaquim dias reis lessa).

Interesante néh! disse...

Oi meu nome e Bianca de B. Lessa
adorei saber um pouco + sobre meu sobre nome.

Anonymous disse...

O Rio Leça é em Portugal e não na espanha. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Le%C3%A7a

Anônimo disse...

MEU NOME E SIMONE LESSA FERREIRA MEU PAI E JOSE LESSA FERREIRA ELE E DE PAO DE AÇUCAR ALAGOAS
ADORARIA TER CONTATO COM OUTROS LESSAS

Anônimo disse...

MEU NOME E SIMONE LESSA FERREIRA MEU PAI E JOSE LESSA FERREIRA ELE E DE PAO DE AÇUCAR ALAGOAS
ADORARIA TER CONTATO COM OUTROS LESSAS

Anônimo disse...

meu nome é franciele lessa, gostaria de entrar em contato com a marilene lessa pois devemos ser primas meu e mail, francy_lessinha@hotmail.com