sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Papelão - aproveitamento



Já postamos aqui um tempo destes em cantinho da leitura feito com caixa de papelão, com um menininho segurando a caixa... esta dicas tem rendido outras tantas ideias e hoje eu vim compartilhar 10 dicas para você decorar caixas para a sua sala, não somente para guardar livros no cantinho da leitura mas também para organizar a salinha, guardar brinquedos, materiais e decorar.
Seguindo a mesma ideia do nosso cantinho da leitura que postamos aqui, feito com caixa de papelão, a Tia Lu  fez várias outras ideias todas muito bonitas confira aí... Você pode optar em pintar a caixa, encapara com papel, EVA, TNT ou feltro... Olha o nosso cantinho aí:

Esta é também outra sugestão que temos aqui no blog, que você pode fazer com caixas menores, fica perfeito também!!!

Caixas decoradas da Tia Lucada um mais lindo que o outro!
Com menino e menina...

 Com minhoquinha leitora...

 E sapinhos esperto!!!

Amei a menina segurando a caixa de papelão decorada com EVA.

Outra sugestão da Outra sugestão que pode ser usada para organizar e decorar, muito fácil de fazer... são caixas simplesmente encapadas com feltro, tecido, eva ou papel... Estas aqui são de madeira mas você pode substituir por papelão sem nenhum problema. Escolha papelão mais firme e depois decore com figuras de EVA ou os nomes das crianças.

Aqui temos 02 dicas de caixas de coradas, feitas pela Cristina Azul...
Gostaram? A Cristina azul disponibilizou moldes para você fazer...



Gostou? Comenta aí!

Posted: 16 Oct 2014 09:15 AM PDT
Olá, ótima sugestão para trabalhar números na volta às aulas!

Pra quem pediu estou postando mais uma dica para trabalhar quantidade com seus alunos... A dica, além de ajudar a trabalhar sequência e numeração, ainda serve como parte da decoração da sua salinha. Pra fazer você só vai precisar de pratinhos plásticos ou de papel, papel cartão laranjado ou EVA e números de 1 a 10.
Como que faz?
Fala os bicos e olhos dos patinhos e cole em cada um... Cole os pratinhos enfileirados na parede e dentro de cada bico, escreva um número (sequência). Faça os cartões com numeração de 1 a 10, se quiser que fique mais reforçado, plastifique ou cole em EVA.

Como que brinca?
Cada criança recebe um cartão e tenta achar o número no bico do pato. Ganha quem conseguir e acumular mais pontos.

DICA COM MÚSICA: Que tal incluir uma musiquinha na atividade e deixá-la ainda mais divertida? A música pode ser entoada pelo restante da turma, enquanto espera o coleguinha.

10 patinhos foram passear, 
Além das montanhas para brincar...
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá!
Mas só nove patinhos voltaram de lá. 

(Ir decrescendo na música, até chegar até o número 0)
Posted: 16 Oct 2014 09:04 AM PDT

Com o objetivo de facilitar o trabalho do professor da turminha do maternal, sugerimos algumas atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.

Do blog Atividades para Maternal.
atividades para professoras de maternal
  1. Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa. 
  2. Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 
  3. No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 
  4. Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 
  5. Conte histórias infantis, porém curtas. 
  6. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 
  7. Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 
  8. Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 
  9. Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça. 

Um comentário:

Cleidimar disse...

parabéns!amei suas ideias, vai ser bastante útil para meu projeto, sou professora de pre 1.