domingo, 1 de junho de 2014

Por que as crianças amam esses porquinhos: Peppa e George?



Houve um tempo que o pai apenas nos olhava, e de imediato sabíamos que algo estava "errado". Algo de parecido vejo no desenho da Família da Peppa Pig, só que ao contrário. Neste desenho, o pai e a mãe são considerados "bobinhos", tornando as crianças, as donas da situação, por vezes ridículas que os pais passam.
Por outro lado, a criança vê uma família "perfeita", pois tem pai, mãe e irmãs que conversam, fazem coisas juntos, coisa que nos dias de hoje, estão difíceis de achar. A família mais amada das crianças de alguns meses até 80 anos, é sem dúvida, um espelho da nossa real vida cotidiana, das escolas, e das outras relações sociais. Crianças pequenas de 1 ano até 4 anos se identificam com o desenho bem feito e engraçado, as formas e acham engraçado que os pais sejam "repreendidos" pelos filhos.
Crianças de 5 anos até 8 anos e já alfabetizadas têm a oportunidade de ver no vídeo, diálogos que em casa elas não ouvem, questionam coisas que não fazem e se identificam com os limites impostos pelos adultos.
Professores do maternal e Educação Infantil devem passar o desenho e depois, tentar travar alguns questionamentos sobre comportamento em casa, com amigos, à mesa, com os amiguinhos etc...
Acredito que as mães e pais devam valorizar e tentar entender o porquê se seus filhos "não fecharem os olhos" na hora da Pippa Pig.
Fiquem de olho e aprendam!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu ainda não tenho filhos, mas se tivesse jamais deixaria assistirem esse desenho horrível. Além do traço tosco, as personagens são medonhas e deseducam as crianças com péssimos exemplos mencionados no post (desrespeitar os pais, malcriações). Acho estranho que os pais digam "ah, meu filho gosta do desenho". Cadê a autoridades desses pais? Os filhos é que decidem o que assistir? Se o raciocínio é esse, então se uma criança de 5 anos quiser assistir um filme pornô, os pais vão deixar?
Não existem outros canais infantis com desenhos melhores?
Odeio esse desenho, mas sou obrigada a reconhecer que ele retrata com perfeição os pais bananas de hoje, assim como as crianças mimadas e sem limites. Deve ser por isso que faz sucesso, as pessoas se identificam!