segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pelo direito de ter cabelos grisalhos!!!!



Gente, ando chateada com essa eterna cobrança sobre as mulheres, principalmente, que assumem seu cabelos grisalhos. Eu sou um exemplo disso. Em determinada entrevista pra emprego, em 2010, a diretora da escola me adorou, amou meu curriculum e disse: "mas, tem uma coisa, nossos professores zelam muito pela aparência e você parece não se importar muito com isso". Fiquei chocada. Argumente minha alergia à tinturas e coisa e tal, mas no fundo, minha liberdade de escolha, dava a sensação de "sujeira" àquela mulher. Fiquei mal, e nem precisa dizer que lá não voltei mais.
Faço este texto com a ideia de chamar a atenção de todos para isso, que parece ser bem brasileiro. A maioria das mulheres "fortes" na Europa são grisalhas. Sabe a desculpa: são práticas e não querem perder tempo com retoques, assumem suas idades, que nada mais é que maturidade.


Por aqui, o grisalho ainda é associado a velhice e a perda de vitalidade, principalmente nas mulheres. No país campeão em tingimento -30% das adolescentes de 13 e 14 anos já usam algum tipo de coloração-, a pressão para esconder os fios brancos é grande.

"A mulher tem que ter muita personalidade e estar segura de si para conseguir usar o grisalho", afirma o visagista Philip Hallawell, autor do livro "Visagismo Integrado" (ed. Senac).

E, se a ideia é não parecer uma vovozinha, o corte acaba sendo ainda mais importante do que a cor. "É possível assumir uma imagem fashion com cabelos grisalhos. Tudo depende do corte: linhas inclinadas são mais dinâmicas, retas passam uma imagem de força", diz Hallawell. Manter o corte em dia também é importante para evitar a aparência desleixada.

Mas se engana quem acha que o branco não dá trabalho. "O fio branco é um fio envelhecido, que perdeu componentes básicos de sua estrutura", afirma a cosmetóloga Sonia Corazza, autora do livro "Mais Jovem a Cada Dia" (ed. Prestígio).

A falta de melanina resulta em fios menos protegidos, que podem ficar ásperos ou opacos com facilidade. "O fio fica mais suscetível a agressões causadas pelo uso de secador, chapinha e substâncias químicas", diz Ricardo Romiti, coordenador do Ambulatório de Tricologia do Instituto dos Cabelos do Hospital das Clínicas de São Paulo.

3 comentários:

sacolinhapedagogica.blogspot.com.br disse...

Simone Lessa Quero a opinião de Veronica Farias, Arísia Barros, Jose Amaral Neto, Bia Sangreman, Elizabeth Costa, Eliza Rogato, Neide Lima, Ana Lucia Santos, Carmo Rocha,Átila Erwin e todos que queiram, pois o que acontece conosco é DISCRIMINAÇÃO!! Por favor, acessem o blog para ler o texto. Um abraço!!
há 38 minutos · Curtir · 1

Eliza Rogato Li, gostei, acho que vc tem todo o direito de assumir seus cabelos brancos, lindinha! Eu, por vaidade, opção, virei loira e adorei! Não troco minhas madeixas loiras por nada! Mas um cabelo grisalho bem tratado tbm é muito bonito e dá uma aura de respeito, poder...como exemplo de beleza, poder e cabelos brancos, Christine Lagarde, Presidente do FMI arrasa!
há 27 minutos · Curtir
Simone Lessa Muito obrigada por ler e opinar, Eliza Rogato! Gostaria de convidá-la a seguir meu blog, que tinha 103 seguidores, mas quando renomeie, só consegui 30 ;( Um agrande abraço da colega do São José!!!
há 25 minutos · Curtir

Veronica Farias acho lindo nos outros, em mim,não
há 23 minutos · Curtir
Simone Lessa Certo, querida.Obrigada, Veronica Farias! Queria ouvir a opinião também de Gal Monteiro e Eliane Aquino, duas mulheres da comunicação. Beijo grande
há 21 minutos · Curtir

Átila Erwin os meus já estão começando a ficar branco e olha que tenho apenas 20 e pouco anos rsrs
há 17 minutos · Curtir
Simone Lessa Obrigada, Átila Erwin, mas você leu o arito no blog http://www.simonelessa.blogspot.com/ ???? Viu o que aconteceu comigo????
há 15 minutos · Curtir
Simone Lessa Quero também a leitura do texto e opinião especialíssima do meu "quase primo" Andre Fon
há 11 minutos · Curtir

Átila Erwin Li, gostei, acho que vc tem todo o direito de assumir seus cabelos brancos, afinal devemos ser o que somos e não o que a decência e quero chegar a tua idade com essa mesma força, garra que tens. E além do mais, hoje escutei uma coisa maravilhosa no ônibus que uma moça dizia assim "... por maior que seja o seu problema Deus tem uma solução para ele" e não se preocupe com o que os outros acham ou deixa de achar, afinal eles sempre seram os outros... um ótimo dia e uma semana abençoada pra vc simone. bjs!!!
há 3 minutos · Curtir
Simone Lessa Meu Deus, obrigada por sua linda e nova amizade, Átila Erwin!!!! Emocionei,kkkkkkkkkkk
há ± um minuto · Curtir

Elizabeth Costa disse...

Prima, acho o cabelo grisalho, lindo! Assim como acho o cabelo preto, o castanho, o ruivo e o louro. O problema não está na cor dos cabelos e sim se eles combinam com você. Eu ficaria horrível loura!!! rsrsrs
Existem pessoas que combinam plenamente com as madeixas grisalhas e outras não. Não combinam não só por envelhecer, mas também por não criar uma sintonia com o seu rosto.
Eu de cabelos negros, envelheço uns 10 anos, mas talvez de cabelos grisalhos rejuvenesça. Há um preconceito entorno deste assunto, mas devemos ver o motivo de quando não é aceito. Eu sou a favor de qualquer liberdade de expressão.
A propósito, você fica linda grisalha!!!
Mil beijos!!!

Ana disse...

Ah, Simone! Preconceito mais, preconceito menos...tem preconceito de monte! Inclusive com mulher de cabelo curto, numa terra de Gabrielas! rs

Tenho 38 e ano passado resolvi passar maquina 4 pra tirar qq resquicio de tintura.( tinha andado loira- como nessa foto antiga- e ruiva...) Meus cabelos estão naturais com alguns brancos, mas ninguém diz notar...enfim...verdade ou não, algum dia irão notar, pois não pretendo pintá-los! ;-)

Preconceito tem? Sim, tem de monte! Mas não vale muito mais a pena gastarmos nosso tempo e dinheiro com coisas que nos mobilizam mais do que impedir o curso da natureza em nossas cabeças?! rs