segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ME PERDI NA CHINA!!!

Entrando pela porta lateral da escola infantil, consegui ver as crianças dançando. Estavam dançando uma música que havíamos ensaiado em mandarim na tarde anterior. Fiquei de pé, meio escondida, espiando. Eram crianças adoráveis, de 4 a 6 anos, filhos de funcionários da fábrica de celulose. Em quatro anos de China, ainda não havia chorado de emoção, como naquela tarde. Lembrei-me da crianças que conhecia no Brasil, de algumas que não tinham condições de estudo, poxa!!!
A música que ensinei a eles foi "Atirei o pau no gato", sem tradução em mandarim, claro, mas ficou mais ou menos assim " Bati no gato", mas eles riam muito quando faziam de conta que havia um gato ali, perto deles, e ao se baixarem, então, a turma toda vinha à baixo de gargalhadas.
Em final de Agosto, a primavera solta o que há de mais cheiroso e lindo na Ásia: as cerejeiras em flor! Numa tarde dessas, fomos ao parque da cidade de Canton, cidade de mais ou menos 400.000 hab., mas com ares de interior, apesar das fábricas. Levei as 32 crianças, todas de mãos dadas...diria que pareciam carangueijos (kkk), claro, com medo de se perderem um do outro ou da professora. Paramos em um local com bastante sombra e formamos um local para piquinique: toalha, uma cesta com frutas, bolinhos de arroz com gengibre, sanduiches de carne de porco, água e sucos de maçã e uva, que eles ADORAVAM!!
Bem, lá pelas 14h, procurei um guarda florestal do parque e o pedi para que olhasse os meninos pra mim, pois precisava ir ao banheiro público e trocar de roupa. Demorei coisa de 10 min. e quando voltei, cadê as crianças? Cadê o guarda florestal? Meu coração quase saiu pela boca..."Santo Deus, onde estão?" Na correria do desespero, não reparei que elas estavam um pouco acima de onde estava...no meio do parque, numa espécie de palco, eles estavam cantando "Atirei o pau no gato" para os transeuntes e com o guarda florestal tomando conta, claro!!! Que orgulho dos meus meninos...se apresentando na praça no meio da cidade...uma música infantil brasileira....que orgulho!!

Um comentário:

Cícera disse...

Simone,o seu blog está maravilhoso amiga!!!